Nutrenza

Cozinha industrial eficiente – Veja como montar uma estrutura simples, eficiente e econômica

Aqui você vai encontrar: 

O que uma cozinha precisa para ser eficiente e econômica; 

Pontos principais para montar uma cozinha industrial eficiente e econômica; 

Montar uma cozinha industrial simples, eficiente e econômica é imprencindível para atender as demandas de qualquer estabelecimento alimentício.

Afinal, tudo em estabelecimentos que fornecem refeições, sejam eles, bares, lanchonetes, restaurantes comerciais ou empresariais, giram em torno da cozinha. Se esse espaço não apresentar uma boa estrutura, com os equipamentos adequados para atividade exercida, um layout bem planejado e os detalhes certos para otimizar os recursos e trazer agilidade e praticidade à equipe, o negócio pode enfrentar muitos problemas no dia a dia.  

Montar uma cozinha industrial simples, eficiente e econômica requer planejamento, investimento previamente estabelecido e atenção a vários detalhes. Veja algumas etapas que você pode seguir para montar uma cozinha industrial otimizada:

Cardápio: tudo começa pela análise do cardápio que será oferecido e das necessidades e objetivos do estabelecimento. Isso porque cada tipo de alimento que será preparado requer equipamentos e utensílios diferentes;

Orçamento: nem sempre é possível começar um negócio já adquirindo os melhores equipamentos disponíveis no mercado, portanto, pode ser que você precise fazer concessões e cortes de custo. Uma solução para quem está com o orçamento apertado é alugar os equipamentos mais caros, ao invés de adquiri-los logo de cara;

Consultoria de Qualidade: contrate uma boa consultoria de qualidade, desde o início do projeto, os especialistas da consultoria te auxiliam no desenvolvimento de cardápio, na escolha do ponto ideal, no projeto do layout da cozinha, facilitando o cumprimento das legislações e evitando gastos desnecessários com reformas que não irão atender as recomendações da ANVISA e poderão gerar custos de reforma no futuro. Após o projeto do espaço desenvolvido, a equipe de qualidade irá auxiliar nos treinamentos obrigatórios dos funcionários, implantando os procedimentos de qualidade, facilitando a otimização de processos dentro do estabelecimento, evitando erros e custos desnecessários com desperdícios de alimentos e processos de manipulação incorretos.

Planejamento e Layout: comece com um plano detalhado do layout da cozinha, isso inclui a disposição dos equipamentos, bancadas, pias, áreas de preparo, armazenamento e zonas de trabalho. Considere o fluxo de trabalho para minimizar deslocamentos desnecessários e aumentar a eficiência. Mantenha as áreas quentes (fogões, fornos) separadas das áreas frias (refrigeradores, freezers) para economizar energia.

Escolha dos equipamentos: opte por equipamentos industriais de alta qualidade que sejam duráveis e eficientes em termos energéticos. Caso o orçamento esteja mais curto, considere equipamentos multifuncionais que possam executar várias tarefas e tente procurar equipamentos seminovos em bom estado de conservação. 

Economia de Energia: escolha equipamentos com classificação de eficiência energética, instale sistemas de iluminação e ventilação eficientes e use janelas e clarabóias para aproveitar a luz natural sempre que possível.

Essas são algumas dicas básicas para dar o pontapé inicial no seu negócio e montar uma cozinha industrial simples, eficiente, ergonómica e que facilite a otimização dos processos durante a manipulação. Lembre-se de que a eficiência e a economia são metas contínuas, e é importante estar sempre atento a oportunidades de melhoria.